sábado, 20 de agosto de 2011

Festa estranha com gente esquisita!!

João Francisco dos Santos nasceu em 25 de fevereiro de 1900 na cidade de Glória de Goitá em Pernambuco.
Foi dado por sua mãe a um senhor ainda menino e pouco depois fugiu com uma mulher que lhe ofereceu um emprego no Rio de Janeiro.
Passou a maior parte de sua vida nas ruas boêmias da Lapa.
Negro elegante, pobre limpo, célebre marginal, valentão, artista, homossexual com orgulho, analfabeto inteligente, capoeirista e carnavalesco. Assim foi definido uma das personalidades mais marcantes e famosas .


João ficou conhecido como Madame Satã porque ganhou um concurso de fantasias em 1938 fantasiado de morcego com muitas lantejoulas que lembrava uma personagem do filme Madame Satã (filme exibido na época).
  Após despontar como um dos primeiros travestis dos palcos brasileiros ganhou fama como valente em escaramuças na Lapa, principal reduto da boemia e da malandragem carioca nos anos 30, quase sempre resistindo à prisão por autoridades policiais.
Nos anos 40 saía de Madame Satã, uma referência à personagem que ele encarnava travestido como cantor e ator, e que lhe valeu o título de Rainha do Carnaval por três vezes
. ( Fonte- Wikipédia)

O nome deu-se como batismo a uma casa noturna das mais históricas de São Paulo ( verdadeiramente o antro de undergrounds e modernos) virando até filme nas mãos do cineasta Karim Aïnouz. Estrelado pelo ator Lázaro Ramos em excelente performance. Mostra seu círculo de amigos, antes de se transformar no mito Madame Satã, lendário personagem da boêmia carioca. Madame Satã é um filme brasileiro e francês de 2002, do gênero drama biográfico. 



Madame Satã (Trailer) 


Uma casa noturna do Rock que virou patrimônio histórico, frequentado do  Cazuza ao  Lobão:


Vale a pena conhecer a história! É brasileiríssima!

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário