segunda-feira, 7 de abril de 2014

Persona - Juão Nin






Em nossa  seção " Persona " traremos nomes com meu crivo, relevante pelo valor artístico. por pertencer a um metier que produza algo autoral e com estilo próprio. Estreiamos nossa primeira com perfil de  Juão Nin, performer, ator, diretor, cantor e compositor.



Juão Nin nasceu em Natal, Rio Grande do Norte, em 14 de Junho de 1989. Graduado em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é multiartista. Na música, durante 7 anos, foi vocalista e compositor do Ak-47, banda que se apropriou de variados subgêneros do rock para criar a própria identidade. O único trabalho disponível do Ak é um EP com 6 faixas intitulado "A Rainha da Terra dos Decapitados", lançado em 2009 e responsável por fazê-los tocar em todos festivais locais e em grandes festivais como o Palco do Rock/BA e Open Circle na Suíça.

Em 2010, criou o Androide sem Parar, projeto musical mais leve e intimista em relação ao trabalho que vinha desenvolvendo com o Ak-47, onde ele canta suas poesias e experiências sobre o (des)amor. Como Androide, lançou o 1º registro fonográfico em 2013, o álbum intitulado "Grave"GRAVE".

Como performer, o trabalho começa a ser desenvolvido paralelamente entre o Disfunctorium – Grupo de Investigações Artísticas formado por estudantes universitários – no qual permaneceu de 2008 à 2010 e também no Ak-47.

Atualmente, está em processo artístico em São Paulo em parceria com o coletivo Estopô Balaio (de) Criação, memória e narrativa.

As lindas fotos são da querida e talentosa Yanna Medeiros. Aqui vai nossa enquete com o multiartista.

1- O que há  melhor na cena artística  potiguar!? 

Por não termos uma cena tão grande e diversificada, vivemos um momento que o bom é todo mundo ainda se conhecer e poder ter acesso um ao processo criativo do outro, apesar de achar que as trocar e parcerias poderiam ser mais levadas ao exagero.

2- Me diga três coisas irresitíveis ( lugar, comida, arte, ou até mesmo algo que vc mesmo abraçou como canto só seu) na cidade...

 Amo comer Jambo, as possibilidades do Alecrim (bairro) e ficar na casa de um bom amigo.

3- O que tem ouvido no seu playlist!?

Tenho ouvido os CDs que estão saindo em homenagem a outros artistas, principalmente "coitadinha, bem feito" em homenagem à Angela Roro. Mas também tenho ouvido muito Juliano Gauche e Castelo Branco.

4- E o que tem lido atualmente !??

Tô lendo "cidades invisíveis" do Italo Calvino, por causa de um processo artístico que estou envolvido, mas to louco pra ler "O Holocausto Brasileiro" da Daniela Abex

5- O que vc ainda vai dar trabalho ou vai dar oque falar??

Meu intuito não é incomodar ou dar trabalho, ahahha nunca foi, gosto de questionar, refletir. Mas as pessoas não gostam do lado negro, eu amo. Então sempre alguma ferida será tocada.

6- Que filme ou espetáculo recomendaria?

Recomendo meu filme brasileiro preferido: " A Concepção" com o  Nachtergaele.

Ouça um pouco do trabalho do Juão Nin: https://soundcloud.com/juaonin 


Nenhum comentário:

Postar um comentário